Quando você deve mudar sua estratégia de marketing digital

O Marketing Digital está em constante evolução e isso pode parecer perturbador às vezes. Estratégias que funcionaram no passado podem não ser eficazes no presente. Você sabe por que muitas empresas não conseguem ficar à frente de seus concorrentes? É simplesmente porque eles não estão dispostos a se adaptar ao mundo em constante mudança da mídia digital. Mas, o melhor de uma estratégia de marketing digital é que você pode alterá-los rapidamente em resposta a resultados em tempo real e dados analíticos. Embora isso possa parecer complicado, como se você mudasse as coisas muito rapidamente, talvez não conseguisse descobrir se sua estratégia funcionou a longo prazo. Mas se você esperar muito tempo, provavelmente desperdiçará seus dois recursos valiosos: tempo e dinheiro.
Dito isso, como saber quando é o momento certo para mudar sua estratégia de Marketing Digital? Para ajudá-lo a acompanhar o ritmo acelerado da indústria, criei este post para ajudá-lo a saber quando mudar sua estratégia de marketing digital.
Abaixo estão os 5 sinais para ajudá-lo a decidir quando sair de sua estratégia existente.
1. Foco em métricas de baixo valor
Se você está se concentrando em métricas de baixo valor, como impressões e cliques, pode estar perdendo, porque impressões e cliques apenas permitem que você saiba sobre sua visibilidade de marketing. E não a precisão real de suas estratégias.
2. Focar apenas na sua marca e não nas necessidades do público
Todo profissional de marketing deseja divulgar o nome de sua marca, mas você não deve exagerar, colando o nome da sua marca em tudo. Na verdade, torne seu conteúdo educacional que se concentre nos problemas e necessidades do seu público. Isso realmente ajudaria você a segmentar compradores nos estágios iniciais da jornada do comprador.
3. Uso excessivo de palavras-chave
Embora seja necessário colocar palavras-chave em seu conteúdo, a prioridade do Google sempre está em fornecer experiência de alcance do usuário e relevância do conteúdo. O Google não tem nada a ver com quantas vezes seu site mostra a palavra-chave como “Estratégia de Marketing Digital”.
4. Não confie no seu instinto
Sua experiência anterior é certamente preciosa. Mas seu processo de tomada de decisão não deve se basear apenas no que funcionou no passado. É uma péssima ideia, pois o que funcionou amanhã pode ser completamente irrelevante hoje. Portanto, guiar sua estratégia de marketing por meio de dados objetivos só lhe trará melhores resultados.
5. Não integrado
Quer se trate de um profissional de marketing digital veterano, de TI ou de uma empresa iniciante, é muito comum que as estratégias de marketing digital sejam concluídas em silos. É uma maneira mais fácil, mas é claro, não é eficaz. É verdade que a abordagem digital funciona melhor quando integrada aos canais tradicionais.
Agora você sabe que, se precisa ou não mudar sua estratégia de marketing digital, aqui está um guia completo para ajudá-lo a criar uma nova e poderosa estratégia de marketing para atingir seus objetivos online.
Quais são as etapas essenciais para criar uma estratégia de marketing digital eficaz?
Ao criar uma estratégia de marketing para o seu negócio, sempre mantenha seu público em primeiro lugar. Defina metas, planeje sua estratégia, implemente-a e, finalmente, meça seu sucesso.
Pesquise sobre seu mercado-alvo e concorrentes
Conheça seu público porque, se você não os conhecer, como poderá ajudá-los?
Integre diferentes estratégias de marketing e use apenas as ferramentas corretas
Se você não possui as habilidades necessárias, não hesite em adquirir serviços especiais
Identifique sua proposta de valor online e aplique-a em todos os canais de marketing digital
Por último, mas definitivamente não menos importante, prepare-se
Mas antes de fazer algo, pergunte a si mesmo algumas perguntas. Fazer a si mesmo as perguntas certas e ter as respostas certas certamente o ajudará a tomar as decisões certas. Eu dei algumas perguntas e respostas abaixo para ajudá-lo.
Quais canais digitais são mais eficazes para você e por quê?
Com tantos canais digitais por aí, fica difícil escolher o melhor. Então você pode identificá-lo com estes princípios básicos simples:
Identifique o canal onde a maioria de seus clientes em potencial gosta de sair
Analise o comportamento do seu público-alvo
Conscientize-se com o Twitter
Participe de eventos e conferências do setor
Mídias sociais e newsletters para alcançar seus clientes em potencial
SEO ou combinação de SEO e PPC para ajudar você a atrair mais visitantes
Como avaliar suas atividades de marketing digital?
Infelizmente, algumas empresas não sabem responder corretamente a essa pergunta. Se você também é um deles, não se sinta constrangido! Apenas entre e descubra como você pode determinar as métricas certas e avaliar suas atividades atuais de marketing digital.
Identifique seu KPI (Key Performance Indicator) de destino para ajudá-lo a entender o que está funcionando
Monitore o tráfego e as vendas do seu site para conhecer as estatísticas necessárias sobre seus clientes
Acompanhe e meça suas métricas através do Google Analytics
Pesquise os visitantes do seu site para descobrir se eles estão satisfeitos com suas soluções
Acompanhe o ROI, as conversões, a participação no mercado e as vendas
Como fazer seu negócio se destacar da multidão?
No competitivo mercado digital de hoje, é realmente difícil fazer seu negócio se destacar de seus concorrentes. Mas uma estratégia eficaz pode ajudá-lo a ficar à frente deles. Vamos ver como.
Comunique-se e eduque seus clientes de maneira eficaz
Seja honesto e transparente para fidelizar o cliente
Fale menos, ouça mais
Seja autoritário e útil no que você faz
Conheça seus concorrentes e aprenda com eles
Seja criativo, tenha a mente aberta e experimente novas tecnologias
Fale na linguagem do seu público
Use pontos de prova e depoimentos para mostrar que você é o melhor
Pensamentos finais
À medida que o mundo do cenário online muda, sua estratégia de marketing digital também deve mudar. Portanto, é essencial estar atento às mudanças do mercado e aos novos avanços tecnológicos para ajudá-lo a crescer ainda mais.