Marketing Digital

Tudo o que você precisa saber sobre marketing digital para começar o seu negócio online. Tudo sobre marketing digital: as melhores dicas para criar sua estrutura e fazer vendas.
Quando você deve mudar sua estratégia de marketing digital

O Marketing Digital está em constante evolução e isso pode parecer perturbador às vezes. Estratégias que funcionaram no passado podem não ser eficazes no presente. Você sabe por que muitas empresas não conseguem ficar à frente de seus concorrentes? É simplesmente porque eles não estão dispostos a se adaptar ao mundo em constante mudança da mídia digital. Mas, o melhor de uma estratégia de marketing digital é que você pode alterá-los rapidamente em resposta a resultados em tempo real e dados analíticos. Embora isso possa parecer complicado, como se você mudasse as coisas muito rapidamente, talvez não conseguisse descobrir se sua estratégia funcionou a longo prazo. Mas se você esperar muito tempo, provavelmente desperdiçará seus dois recursos valiosos: tempo e dinheiro.

Dito isso, como saber quando é o momento certo para mudar sua estratégia de Marketing Digital? Para ajudá-lo a acompanhar o ritmo acelerado da indústria, criei este post para ajudá-lo a saber quando mudar sua estratégia de marketing digital.

Abaixo estão os 5 sinais para ajudá-lo a decidir quando sair de sua estratégia existente.

1. Foco em métricas de baixo valor

Se você está se concentrando em métricas de baixo valor, como impressões e cliques, pode estar perdendo, porque impressões e cliques apenas permitem que você saiba sobre sua visibilidade de marketing. E não a precisão real de suas estratégias.

2. Focar apenas na sua marca e não nas necessidades do público

Todo profissional de marketing deseja divulgar o nome de sua marca, mas você não deve exagerar, colando o nome da sua marca em tudo. Na verdade, torne seu conteúdo educacional que se concentre nos problemas e necessidades do seu público. Isso realmente ajudaria você a segmentar compradores nos estágios iniciais da jornada do comprador.

3. Uso excessivo de palavras-chave

Embora seja necessário colocar palavras-chave em seu conteúdo, a prioridade do Google sempre está em fornecer experiência de alcance do usuário e relevância do conteúdo. O Google não tem nada a ver com quantas vezes seu site mostra a palavra-chave como “Estratégia de Marketing Digital”.

4. Não confie no seu instinto

Sua experiência anterior é certamente preciosa. Mas seu processo de tomada de decisão não deve se basear apenas no que funcionou no passado. É uma péssima ideia, pois o que funcionou amanhã pode ser completamente irrelevante hoje. Portanto, guiar sua estratégia de marketing por meio de dados objetivos só lhe trará melhores resultados.

5. Não integrado

Quer se trate de um profissional de marketing digital veterano, de TI ou de uma empresa iniciante, é muito comum que as estratégias de marketing digital sejam concluídas em silos. É uma maneira mais fácil, mas é claro, não é eficaz. É verdade que a abordagem digital funciona melhor quando integrada aos canais tradicionais.

Agora você sabe que, se precisa ou não mudar sua estratégia de marketing digital, aqui está um guia completo para ajudá-lo a criar uma nova e poderosa estratégia de marketing para atingir seus objetivos online.

Quais são as etapas essenciais para criar uma estratégia de marketing digital eficaz?

Ao criar uma estratégia de marketing para o seu negócio, sempre mantenha seu público em primeiro lugar. Defina metas, planeje sua estratégia, implemente-a e, finalmente, meça seu sucesso.

  • Pesquise sobre seu mercado-alvo e concorrentes

  • Conheça seu público porque, se você não os conhecer, como poderá ajudá-los?

  • Integre diferentes estratégias de marketing e use apenas as ferramentas corretas

  • Se você não possui as habilidades necessárias, não hesite em adquirir serviços especiais

  • Identifique sua proposta de valor online e aplique-a em todos os canais de marketing digital

  • Por último, mas definitivamente não menos importante, prepare-se

Mas antes de fazer algo, pergunte a si mesmo algumas perguntas. Fazer a si mesmo as perguntas certas e ter as respostas certas certamente o ajudará a tomar as decisões certas. Eu dei algumas perguntas e respostas abaixo para ajudá-lo.

Quais canais digitais são mais eficazes para você e por quê?

Com tantos canais digitais por aí, fica difícil escolher o melhor. Então você pode identificá-lo com estes princípios básicos simples:

  • Identifique o canal onde a maioria de seus clientes em potencial gosta de sair

  • Analise o comportamento do seu público-alvo

  • Conscientize-se com o Twitter

  • Participe de eventos e conferências do setor

  • Mídias sociais e newsletters para alcançar seus clientes em potencial

  • SEO ou combinação de SEO e PPC para ajudar você a atrair mais visitantes

Como avaliar suas atividades de marketing digital?

Infelizmente, algumas empresas não sabem responder corretamente a essa pergunta. Se você também é um deles, não se sinta constrangido! Apenas entre e descubra como você pode determinar as métricas certas e avaliar suas atividades atuais de marketing digital.

  • Identifique seu KPI (Key Performance Indicator) de destino para ajudá-lo a entender o que está funcionando

  • Monitore o tráfego e as vendas do seu site para conhecer as estatísticas necessárias sobre seus clientes

  • Acompanhe e meça suas métricas através do Google Analytics

  • Pesquise os visitantes do seu site para descobrir se eles estão satisfeitos com suas soluções

  • Acompanhe o ROI, as conversões, a participação no mercado e as vendas

Como fazer seu negócio se destacar da multidão?

No competitivo mercado digital de hoje, é realmente difícil fazer seu negócio se destacar de seus concorrentes. Mas uma estratégia eficaz pode ajudá-lo a ficar à frente deles. Vamos ver como.

  • Comunique-se e eduque seus clientes de maneira eficaz

  • Seja honesto e transparente para fidelizar o cliente

  • Fale menos, ouça mais

  • Seja autoritário e útil no que você faz

  • Conheça seus concorrentes e aprenda com eles

  • Seja criativo, tenha a mente aberta e experimente novas tecnologias

  • Fale na linguagem do seu público

  • Use pontos de prova e depoimentos para mostrar que você é o melhor

Pensamentos finais

À medida que o mundo do cenário online muda, sua estratégia de marketing digital também deve mudar. Portanto, é essencial estar atento às mudanças do mercado e aos novos avanços tecnológicos para ajudá-lo a crescer ainda mais.