O que é Marketing Digital? Um guia de marketing no mundo digital de hoje

No mundo do desenvolvimento de negócios e branding, tornar-se digital é a última moda. Então, o que é marketing digital e como podemos usá-lo para expandir nossos negócios?
Marketing Digital Definido
O marketing digital é a publicidade e promoção de empresas e suas marcas por meio de canais de mídia digital. A mídia digital, no momento, inclui sites, mídias sociais, rádio, televisão, celular e até formas de mídia tradicionalmente não digitais, como outdoors e sinais de trânsito. Essencialmente, qualquer mídia de marketing entregue eletronicamente é considerada marketing digital.
Isso deixa apenas várias formas de marketing pessoa a pessoa (P2P), publicidade impressa e marketing direto fora do guarda-chuva do marketing digital. Mesmo assim, anúncios impressos, mala direta, diretórios impressos, outdoors e cartazes estão todos começando a se conectar com seus equivalentes digitais. Com itens como páginas de destino de URL, códigos QR, publicidade em banners da Web, diretórios on-line e códigos de texto, o marketing e a publicidade tradicionais quase sempre têm uma conexão com o marketing digital.
Por que o foco na mídia digital?
A mudança para a mídia digital está sendo impulsionada por agências de marketing, empresários e consumidores. A demanda cada vez maior para mostrar resultados quantificáveis torna o digital um sonho para a agência de marketing digital. A maioria das mídias digitais, incluindo sites, mídias sociais e publicidade móvel, é muito mais fácil de rastrear do que a mídia de marketing tradicional, como a publicidade impressa.
Para os empresários, muitas formas de publicidade digital são de custo muito baixo. Ter uma presença na web, envolver os clientes em conversas por meio de mídia social e marketing por e-mail são alternativas de baixo custo para publicidade impressa e mala direta. Esses canais digitais estão disponíveis para empresas de qualquer tamanho e ajudam a igualar o campo de atuação para start-ups, pequenas empresas e consultores independentes em busca de novos negócios.
Para os consumidores, o ritmo acelerado da vida torna a publicidade digital obrigatória. Quando os consumidores precisam de bens e serviços, já se foram os dias de folhear uma lista telefônica para encontrá-los. Agora, sacamos nossos dispositivos móveis ou nos dirigimos aos nossos computadores para obter respostas – e as encontramos rapidamente.
Usando a mídia digital para construir seu negócio e sua marca
Não importa o tamanho do seu negócio – grande ou pequeno a médio porte / empresa (PME ou PME) – você pode efetivamente comercializar seus negócios por meio de canais digitais de baixo custo. A base de seus esforços de marketing será seu site. Invista sabiamente em seu site e certifique-se de que ele faça o seguinte:
- Representa adequadamente o seu negócio e marca (aparência, mensagens)
- Fala adequadamente com seu público-alvo
- Pode ser encontrado por pesquisadores nos principais mecanismos de pesquisa
- É atualizado e facilmente navegável
- Fornece vários canais para comunicação com o cliente
- Conecta-se a outros esforços de marketing
É recomendável que você trabalhe com uma empresa profissional de web design especializada em desenvolvimento web e otimização de mecanismos de pesquisa. Como seu site é a base para e a partir da qual todos os outros canais digitais serão conduzidos, ele deve ser considerado um dos seus principais investimentos comerciais.
Depois de concluir seu site, as próximas etapas seriam lançar campanhas de e-mail mensais ou bimestrais regulares e conectar-se com os clientes por meio da mídia social. Se você está realmente com um orçamento apertado, esses são esforços que podem ser feitos internamente (por alguém com o conhecimento adequado) ou por um baixo custo por uma agência externa de marketing digital. Certifique-se de que todos os seus esforços levem os clientes de volta ao seu site, onde eles podem se envolver totalmente com seus negócios, produtos e serviços e escolha os canais pelos quais entrarão em contato com você.
Se você estiver interessado em ser agressivo com o marketing de pesquisa, pode reservar alguns dólares de marketing digital para otimização de mecanismos de pesquisa e publicidade paga por clique. Muitas empresas hoje dependem fortemente de serem encontradas online para conquistar novos clientes. Um equívoco comum entre os empresários é que simplesmente ter um site significa que os clientes o encontrarão. Não tão. Seu site deve ser construído com palavras-chave e frases específicas, metadados, conteúdo da página e estratégias de links que o ajudarão a alcançar as primeiras classificações de pesquisa.
Como muitas palavras-chave e frases têm uma forte concorrência pelos principais rankings de pesquisa, você precisará complementar seus esforços de otimização de mecanismo de pesquisa orgânica com publicidade paga por clique. Estabelecer-se com campanhas publicitárias de pagamento por clique pode ser um pouco assustador, mas com um pouco de tempo, esforço e instrução, isso também pode ser feito internamente ou por um custo razoável por meio de uma agência externa de marketing digital.
Além de e-mail, marketing de mídia social e marketing de mecanismo de pesquisa, você pode se aventurar em uma série de outros esforços de marketing digital. Publicidade móvel, rádio, televisão, outdoors eletrônicos e muito mais estão disponíveis como canais de marketing. Quaisquer que sejam os esforços digitais que você escolher, todos devem se conectar e se conectar à sua base – o site da sua empresa.
Se você tiver os meios, um investimento sábio seria contratar os serviços de uma agência de marketing digital para auxiliar em seus esforços de marketing. Hoje, muitas agências digitais oferecem vários níveis de serviço para acomodar empresas grandes e pequenas.