Marketing Digital

Tudo o que você precisa saber sobre marketing digital para começar o seu negócio online. Tudo sobre marketing digital: as melhores dicas para criar sua estrutura e fazer vendas.
Marketing Digital, Search Engine Optimization e Marketing

O marketing digital ou marketing online, como é popularmente conhecido, é uma ferramenta para realizar o marketing de nosso produto online.

Marketing direto por e-mail, otimização de mecanismo de pesquisa e marketing de mecanismo de pesquisa são algumas das ferramentas que se enquadram nessa categoria. Eles estão se tornando cada vez mais comuns no mundo online. É uma forma muito popular de publicidade,

A mídia é importante agora porque temos acesso a um grande número de dados e cada vez mais pessoas estão tendo acesso a esses grandes dados. Eles geralmente visualizam e revisam os dados relativos aos gostos dos clientes, escolhas em constante mudança, etc.

Outras formas de marketing incluem mensagens de texto, aplicativos móveis, outdoors eletrônicos, televisão digital e mensagens de rádio. Todos são ferramentas poderosas para aumentar nossa visibilidade para os clientes.

O marketing digital é um termo genérico para todos os seus esforços de marketing online. As empresas utilizam canais digitais, como pesquisa do Google, mídia social, e-mail e seus sites, para se conectar com seus clientes atuais e potenciais.

Do seu próprio site aos seus ativos de marca on-line – publicidade digital, marketing por e-mail, brochuras on-line e além – há um enorme espectro de táticas e ativos que se enquadram no marketing digital. E os melhores profissionais de marketing digital têm uma visão clara de como cada ativo ou tática suporta seus objetivos gerais.

Então, o que exatamente é Marketing Digital?

É um termo abrangente para todos os seus esforços de marketing online. As empresas utilizam canais digitais, como pesquisa do Google, mídia social, e-mail e seus sites, para se conectar com seus clientes atuais e potenciais.

Do seu próprio site aos seus ativos de marca on-line – publicidade digital, marketing por e-mail, brochuras on-line e além – há um enorme espectro de táticas e ativos que se enquadram no marketing digital. E os melhores profissionais de marketing digital têm uma visão clara de como cada ativo ou tática suporta seus objetivos gerais.

Aqui está um rápido resumo de alguns dos recursos e táticas mais comuns:

Ativos

Seu site

Postagens no blog

e-books e whitepapers

Infográficos

Ferramentas interativas

Canais de mídia social (Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram, etc.)

Cobertura on-line conquistada (RP, mídia social e avaliações)

Brochuras e lookbooks online

Ativos de marca (logotipos, fontes, etc.)

táticas

Otimização para Mecanismos de Busca (SEO)

O processo de otimização do seu site para ‘classificar’ mais alto nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa, aumentando assim a quantidade de tráfego orgânico (ou gratuito) que seu site recebe. (Leia este post para aprender SEO em 30 dias.)

Marketing de conteúdo

A criação e promoção de ativos de conteúdo com a finalidade de gerar reconhecimento de marca, crescimento de tráfego, geração de leads ou clientes. (Aprenda o que se passa em uma estratégia moderna de marketing de conteúdo aqui.)

Inbound Marketing

O marketing de entrada refere-se à abordagem de ‘funil completo’ para atrair, converter, fechar e encantar clientes usando conteúdo online.

Marketing de mídia social

A prática de promover sua marca e seu conteúdo em canais de mídia social para aumentar o conhecimento da marca, direcionar tráfego e gerar leads para sua empresa. (Descubra 41 recursos para aprender como alavancar o marketing de mídia social aqui.)

Pagamento por clique (PPC)

Um método de direcionar tráfego para seu website pagando a um editor sempre que seu anúncio é clicado. Um dos tipos mais comuns de PPC é o Google AdWords.

Marketing afiliado

Um tipo de publicidade baseada em desempenho em que você recebe comissão por promover os produtos ou serviços de outra pessoa em seu site.

Publicidade nativa

Publicidade nativa refere-se a anúncios que são principalmente liderados por conteúdo e apresentados em uma plataforma ao lado de outro conteúdo não pago. As postagens patrocinadas pelo BuzzFeed são um bom exemplo, mas muitas pessoas também consideram a publicidade de mídia social como “nativa” – por exemplo, publicidade no Facebook e Instagram.

Automação de Marketing

Automação de marketing refere-se ao software que existe com o objetivo de automatizar as ações de marketing. Muitos departamentos de marketing precisam automatizar tarefas repetitivas, como e-mails, mídias sociais e outras ações do site.

Marketing de email

As empresas usam o e-mail marketing como uma forma de se comunicar com seus públicos. O e-mail é frequentemente usado para promover conteúdo, descontos e eventos, bem como para direcionar as pessoas para o site da empresa. (Confira essas 15 campanhas de email marketing bem-sucedidas para se inspirar.)

relações públicas on-line

RP online é a prática de garantir a cobertura online conquistada com publicações digitais, blogs e outros sites baseados em conteúdo. É muito parecido com o PR tradicional, mas no espaço online.

Qual a diferença entre Marketing Digital e Inbound Marketing?

Na superfície, os dois parecem semelhantes: ambos ocorrem principalmente online e ambos se concentram na criação de conteúdo digital para as pessoas consumirem. Então, qual é a diferença?

O termo ‘marketing digital’ não diferencia entre táticas de marketing push e pull (ou o que podemos agora chamar de métodos ‘inbound’ e ‘outbound’). Ambos ainda podem cair sob a égide do marketing digital.

As táticas de saída digital visam colocar uma mensagem de marketing diretamente na frente do maior número possível de pessoas no espaço online – independentemente de ser relevante ou bem-vinda. Por exemplo, os banners berrantes que você vê no topo de muitos sites tentam empurrar um produto ou promoção para pessoas que não estão necessariamente prontas para recebê-lo.

Por outro lado, os profissionais de marketing que empregam táticas de entrada digital usam conteúdo online para atrair seus clientes-alvo para seus sites, fornecendo recursos úteis para eles. Um dos ativos de marketing digital de entrada mais simples e poderosos é um blog, que permite que seu site capitalize os termos que seus clientes ideais estão procurando.

Em última análise, o inbound marketing é uma metodologia que usa ativos de marketing digital para atrair, converter, fechar e encantar clientes online. O marketing digital, por outro lado, é simplesmente um termo genérico para descrever táticas de marketing online de qualquer tipo, independentemente de serem consideradas inbound ou outbound.

O marketing digital funciona para todas as empresas? B2B e B2C?

O marketing digital pode funcionar para qualquer empresa em qualquer setor. Independentemente do que sua empresa vende, o marketing digital ainda envolve a criação de personas de compradores para identificar as necessidades de seu público e a criação de conteúdo online valioso. No entanto, isso não quer dizer que todas as empresas devam implementar uma estratégia de marketing digital da mesma maneira.