Marketing de produtos e serviços – Qual é a diferença entre marketing de produtos e serviços?

Pode ser comumente percebido por muitas pessoas que há um mundo de diferença entre marketing de produto e serviço. Eles não poderiam estar mais longe da verdade porque, na verdade, quase não há diferença. Isso pode ser porque a maioria das pessoas não gosta de comprar produtos e serviços. Em vez disso, o que os faz comprar um produto ou serviço é a utilidade do produto ou serviço e como isso os beneficiará.
O produto ou serviço que as pessoas compram é para ser a solução de algum problema, que pode ser simples ou pode ser um problema sério. A função do marketing é dar ao cliente algo que ele deseja e pode ser necessário atrair pessoas para buscar uma determinada solução que é um produto ou serviço. Também deve haver uma ação consistente de acompanhamento que mantenha o cliente informado sobre os benefícios do produto ou serviço que está sendo comercializado.
Assim, a principal diferença entre o marketing de produtos ou serviços é que há muito mais contato pessoal necessário ao comercializar um serviço em comparação com o marketing de produtos. Os serviços de marketing podem exigir um encontro com o cliente pessoalmente ou pode significar entrar em contato com clientes em potencial por telefone.
Além disso, você também precisa saber o que o cliente em potencial deseja e, em seguida, fornecer a ele exatamente isso, o que é um meio seguro de obter mais negócios. Atrair mais pessoas para o seu produto ou serviço ajudará você a coletar informações que podem ser usadas para contatá-las, o que é uma etapa importante para fazer uma venda.
Uma vez que seus esforços de marketing lhe tragam bons clientes em potencial que estão associados à ação de acompanhamento, as chances de converter uma boa porcentagem desses clientes em potencial em clientes pagantes melhorarão muito e não haverá diferença real perceptível entre o marketing de um produto ou serviço, exceto talvez a quantidade de contato pessoal feito com o cliente durante a comercialização de seu produto ou serviço.