Inteligência Artificial para Gestores: Por que é importante?

Gerentes perspicazes analisam as vantagens que a IA tem para o futuro e se adaptam de acordo. A IA ajudará a avançar nas carreiras e produzir resultados de negócios mais rápidos, permitindo que bons gerentes se tornem excelentes no que fazem. Dadas as enormes vantagens que a IA tem sobre os seres humanos, muitas vezes procura-se realizar tarefas anteriormente realizadas por um humano com grande precisão e excelentes resultados, independentemente do tamanho e tipo de dados.
O que torna a Inteligência Artificial atraente?
A IA pode comprimir números, detectar padrões e tomar decisões rápidas baseadas em dados com uma precisão que um ser humano não pode fazer. Dada a capacidade de processar grandes conjuntos de dados e fornecer direções de tendências e conselhos que podem ser seguidos, a IA pode ser uma ferramenta vital para qualquer gerente que lida com dados quantitativos para tomar decisões. A eficiência dos computadores é tão boa que estima-se a substituição de 40% dos gestores de recursos humanos na indústria financeira por robo-advisors.
Qualquer bom gerente deve tentar atualizar suas habilidades para aproveitar a IA e sua capacidade de lidar com vastos conjuntos de dados. Dado que a IA pode lidar com conjuntos de dados e fornecer respostas com precisão sem falhas, os gerentes podem gastar mais tempo e habilidades na tomada de decisões. Portanto, aprender AI ajuda qualquer gerente a melhorar suas opções de carreira e o valor de sua organização.
Aplicações da Inteligência Artificial na Gestão
OKRs ou Objetivos e Principais Resultados fornecem maior clareza sobre os resultados de curto prazo que podem ser medidos. As equipes podem definir e atingir metas melhores quando usam software orientado por IA para definição de metas. A IA fornece insights para que as equipes otimizem seu desempenho trimestral, aprendendo as metas dos trimestres anteriores e compreendendo as relações entre padrões e objetivos de gerenciamento e padrões de engajamento.
Uma parte significativa do dia de trabalho de um gerente gira em torno de tarefas administrativas que não revigoram um gerente. Portanto, deixar a IA fazer as tarefas administrativas permite que os gerentes se concentrem mais em atividades de maior valor e prioridade. A IA pode notificar os gerentes sobre possíveis obstáculos em um plano e pode até marcar uma reunião para esse fim. A IA pode até definir a agenda da reunião, convidar as pessoas certas e fornecer acompanhamento das ações.
A IA também ajuda os gerentes a se tornarem jogadores de equipe, permitindo que eles forneçam feedback aos membros de sua equipe e melhorem o nível de responsabilidade na equipe. Quase 72% dos funcionários acreditam que seu desempenho pode ser melhorado com feedback, mas os gerentes não têm tempo, dados ou hábito de fornecer feedback baseado em fatos regularmente. Chatbots e Processamento de Linguagem Natural permitem que os gerentes identifiquem os membros da equipe que precisam de feedback positivo no final de semana e até forneçam feedback. A IA também pode destacar os pontos de melhoria entre os membros da equipe e marcar reuniões individuais entre gerente e funcionário.
Os chatbots acionados por IA podem ser um aliado inestimável na gestão de projetos, delegando e monitorando a execução de atividades, organizando cronogramas, detectando e mitigando obstáculos. O chatbot pode atribuir tarefas, fornecer atualizações de status e possíveis avisos sobre obstáculos de planejamento. Eles também podem organizar reuniões entre os membros da equipe com base em sua disponibilidade. Mesmo aqueles que continuam a usar técnicas de gerenciamento tradicionais podem mudar para a IA para realizar tarefas de gerenciamento com perfeição.