Futuro do Marketing Digital

Mencione o marketing digital e você será constantemente lembrado das mudanças que acontecem todos os dias neste setor. Passamos seis meses em 2021 e, nesta crise do Covid-19, os profissionais de marketing digital estão em busca constante de novas estratégias, táticas para conquistar clientes para os produtos e serviços de seus clientes. De acordo com especialistas do setor, 2021 é o ano em que o setor remove as estratégias de marketing mortas e adota novas tecnologias para abordar clientes e aumentar as vendas. Este artigo sobre “Futuro do Marketing Digital?” lança mais luz sobre os conceitos.
Marketing digital no futuro
A. Postagens que podem ser compradas
A pandemia de Covid-19 trouxe problemas nunca antes de distanciamento social e bloqueios em muitas partes do globo. Com os clientes em busca de maneiras mais fáceis de comprar, os profissionais de marketing digital pensaram no brilhante conceito de postagens com possibilidade de compra. Assim, quando um cliente navega em uma plataforma de mídia social, ele se depara com uma postagem de compra (produto/serviço) com o link fornecido na biografia. O cliente tem facilidade em tocar e comprar o produto ou optar pelo serviço. Por exemplo: a marca de roupas Anthropologie usa a mesma técnica para atrair clientes. Muitas marcas logo seguirão a deixa e os posts compráveis se tornarão o futuro das estratégias de marketing digital para impulsionar as campanhas de marketing.
B. Publicidade programática
A equipe de marketing tem dificuldade em colocar anúncios em todos os canais que forneçam informações valiosas sobre produtos/serviços frequentados pelo público-alvo. A publicidade programática resolve esse desafio, pois oferece aos clientes anúncios personalizados em seus canais favoritos em locais específicos com base em seus interesses/comportamento. As empresas que fazem uso de publicidade programática são – Expedia (turismo), BuildDirect (melhoria da casa) e AirAsia (companhias aéreas). A mídia programática pode ser chamada de futuro do Marketing Digital, pois foca no compartilhamento de atenção dos clientes e pode abrir caminho para a melhor campanha publicitária. Sim, esquecemos de informar que ele oferece o melhor ROI?
C. Conteúdo Interativo
Os especialistas em Marketing Digital estão sempre atentos para reter os clientes fiéis de sua empresa, por vários métodos. A ideia é fazer com que os clientes não apenas comprem, mas também interajam por meio de enquetes, questionários online, assinatura de vales-presente e muito mais. Sim, os profissionais de marketing digital enfrentarão dificuldades para criar conteúdo não apenas em palavras, mas também em web design. O site, bem como as postagens de mídia social, não devem apenas interessar ao público-alvo, mas também ser mais espertos que a concorrência. Eles também precisam cuidar para que o conteúdo corresponda à marca e ao objetivo de sua organização.
D. Pesquisa por voz
Houve um tempo em que os clientes que optavam por compras em sites de comércio eletrônico tinham mais de 25 anos. Cortado para o presente, até crianças e adolescentes se tornaram clientes regulares das ofertas de compras online. E eles compram um produto ou optam por um serviço por meio do método de pesquisa por voz. Com os apartamentos habilitados para IoT se tornando famosos entre as famílias, os gerentes de conteúdo, juntamente com a equipe de marketing digital, estão empenhados em tornar o conteúdo do site/produto otimizado para solicitações de voz amigável por assistentes digitais para o futuro. Eles precisam se concentrar em palavras-chave de cauda longa e também precisam ter um conhecimento profundo do público-alvo.
E. Marketing de influenciadores
O conceito de Influencer Marketing não é novo, pois estrelas de cinema endossam produtos/serviços no rádio e na televisão desde a década de 1940. No entanto, o nome “marketing de influenciadores” se destaca. Um indivíduo com muitos seguidores em plataformas de mídia social (por exemplo, Instagram) é abordado por marcas para comercializar produtos. Mas há desafios, pois o público em geral ficou sabendo que as corporações multinacionais contratam esses influenciadores para grandes contracheques. Então, há uma desconfiança corporativa, e o público-alvo toma uma decisão com base na credibilidade do influenciador. Este conceito permanecerá fundamentado e desempenhará um papel vital no campo do marketing digital.
Conclusão
É verdade que existem outras tecnologias que desempenham um papel de destaque no marketing digital, como Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Inteligência Artificial, Chatbots e muito mais, mas focamos apenas nas outras quatro neste artigo. Os profissionais de marketing digital nos próximos anos terão que incluir com sucesso as tecnologias emergentes em suas estratégias. Isso não apenas atinge o público-alvo com precisão, mas também supera os concorrentes.