Como construir uma carreira com técnicas de geração de leads de marketing digital

Nos tempos atuais, a importância do marketing online ou digital é conhecida por todos. Sem a ajuda do marketing digital, pode ser muito difícil gerar vendas no mercado online. Quando falamos de marketing digital, geralmente nos referimos à geração de leads. É o objetivo principal do marketing online; quanto mais leads você tiver, melhor será o número de vendas do seu negócio. Se o seu site não estiver obtendo um número suficiente de acessos, ele não será capaz de fornecer o tipo de resultado que você espera. Esta é a razão pela qual as empresas estão gastando uma boa quantia de dinheiro na contratação de especialistas em marketing digital, e se você deseja fazer carreira nesta área, certamente é o melhor momento.
Para ser bom em gerar leads para uma empresa, você precisa conhecer as técnicas mencionadas abaixo. Essas técnicas sempre se mostraram bastante eficientes para aumentar a taxa de tráfego para qualquer site, o que, por sua vez, também melhora o número de vendas.
Então, vamos fornecer algumas explicações fáceis sobre como essas técnicas provam ser eficazes na geração de leads.
- SEO
Já ouvimos muito sobre Search Engine Optimization. SEO é otimizar um site de acordo com as regras ou diretrizes dos vários mecanismos de pesquisa. No entanto, nos referimos principalmente ao Google. Diariamente, milhões de buscas orgânicas são realizadas por usuários online em todo o mundo. É bastante óbvio que a maioria dos usuários dificilmente verifica a segunda página do resultado da pesquisa.
Assim, as técnicas de SEO podem melhorar a classificação do seu site e ajudá-lo a ocupar um lugar na primeira página do resultado da pesquisa, o que, por sua vez, trará mais leads para o seu negócio. Não importa se sua empresa é de natureza B2B ou B2C; em ambos os casos, o SEO pode melhorar a visibilidade do seu site. Na verdade, para a maioria das empresas, o SEO é responsável por 40 a 60% da geração total de leads.
- PPC
Ao falar sobre campanhas ou publicidade Pay Per Click, muitas pessoas parecem subestimar o valor dessa técnica. No entanto, se você olhar mais profundamente, saberá por que é tão importante. O valor dos leads gerados por esse método é muito alto e a maioria dos leads é convertida em vendas certeiras. Nessa técnica, o Google AdWords certamente domina o mundo, seguido de opções como Bing Ads, Facebook, Twitter, etc.
- LinkedInMarketing
Quando se trata de leads gerados para clientes B2B, as técnicas do LinkedIn Pro provam ser altamente úteis. Atualmente, o número de usuários no LinkedIn é superior a 400 milhões. Portanto, esta plataforma é bastante grande para as empresas que procuram clientes. A otimização do perfil é uma das técnicas básicas envolvidas neste caso.
Uma vez que um perfil eficaz esteja pronto, é hora de focar na construção de um grupo eficiente. Como especialista em marketing digital, você certamente deve se concentrar em como construir um grupo poderoso por meio do qual os leads podem ser gerados. Encontrar os potenciais clientes ou clientes torna-se mais fácil quando você tem um grande grupo no LinkedIn Pro.
- Marketing de mídia social
Nos dias de hoje, é altamente crucial permanecer conectado com as várias plataformas de mídia social, como Facebook, Twitter, Google+, Tumblr, LinkedIn e Ozone. De acordo com algumas pesquisas, quase 50% dos usuários do Facebook e mais de 65% dos usuários do Twitter são influenciados pelas recomendações que encontram ao fazer pesquisas sobre a compra de um item. Assim, se pretende captar um bom número de potenciais clientes para o seu negócio, tem de se manter ativo nestas plataformas de redes sociais.
Como profissional de marketing de mídia social, você precisa entender como ganhar seguidores no Facebook, Twitter, Google+ e muitas outras plataformas. É uma das melhores formas de geração de links. Além disso, também é importante permanecer na mente de seus seguidores, o que pode ser feito postando ou fazendo upload de conteúdos relevantes e interessantes regularmente; pode ser baseado em texto ou imagem/vídeo.
- Design de página de destino específico para leads
A página de destino é algo que direciona um usuário online ou um visitante a uma página da web, que pode ser a página de vendas do seu site. Pode haver diferentes formas de landing pages, como Facebook Ads, Pay Per Click Ads, Twitter Ads, malas diretas, etc. Portanto, se você for capaz de projetar Landing Pages altamente eficientes para o negócio do seu cliente, certamente ajudará na geração de uma boa quantidade de leads para o seu cliente.
Uma página de destino e seu conteúdo devem ser atraentes o suficiente para obrigar os usuários a morder a isca. Os usuários online devem achar as ofertas irresistíveis e críveis ao mesmo tempo. Desta forma, você poderá obter mais números de clientes certos para seus clientes.
- Anúncios afiliados
Para quem não sabe, o marketing de afiliados refere-se à campanha em que você oferece recompensa aos afiliados quando eles ajudam você a ganhar visitantes ou clientes para o seu negócio. Portanto, é uma forma de terceirizar a parte de marketing do seu negócio para os afiliados e, dessa forma, aumenta a eficácia geral do programa de marketing da sua empresa.
Como especialista em marketing digital, sua tarefa deve ser elaborar um bom plano para os anúncios afiliados relacionados aos seus clientes. A criação de links afiliados também é necessária neste caso. O pagamento associado à campanha de marketing de afiliados do seu cliente deve ser atraente o suficiente. Desta forma, mais e mais leads podem ser obtidos.
- Discussão do Fórum Técnico
A discussão é sempre boa e, quando acontece na plataforma online, as limitações geográficas não se aplicam mais. Mais pessoas podem se juntar ao fórum para colocar suas opiniões ou informações. Nesse sentido, os fóruns online de discussão podem ser muito úteis para os especialistas em marketing digital.
Eles podem usar os fóruns para colocar o conteúdo de maneira inteligente, para que o conteúdo atraia mais visitantes para o seu site. No entanto, a seleção dos fóruns de discussão online deve ser feita de forma criteriosa, pois nem todos os fóruns apresentam um bom número de membros ou visitantes.
- Listagem local com etiquetas brancas
Todos nós conhecemos os diretórios locais que são usados para obter as informações de contato do provedor de serviços que estamos procurando. No mundo online, você também pode encontrar esses diretórios, e essa listagem local pode ser usada para obter mais leads para o seu negócio. Mas você precisa ter certeza de que os contatos na listagem local são das etiquetas brancas.
- Blogs e compartilhamento de conteúdo
Blogar é algo que todos nós conhecemos e pode ser uma boa maneira de gerar leads. Blogs e conteúdos visuais são frequentemente verificados pelos usuários online para obter informações, e você pode fornecer a eles as informações necessárias misturando-as com os elementos de marketing.
Por exemplo, alguns sites de blogs permitem que os usuários on-line acessem o conteúdo somente após a conclusão de algumas etapas fáceis; como- pedir os detalhes de contato do usuário; pedir ao usuário para clicar em um link; etc. Você também pode recomendar newsletters relevantes e informativas para os usuários online. Você também pode oferecer descontos em determinados itens.
- Marketing de email
Esta é uma das maneiras mais eficazes para as empresas conseguirem mais clientes para seus negócios. Existe um software de marketing por e-mail disponível e, com a ajuda deles, você pode atingir centenas de clientes em potencial diariamente. O marketing por e-mail é entrar em contato com as pessoas enviando e-mails, mas em grande quantidade. De acordo com alguns relatórios, para cada dólar gasto em e-mail marketing, você pode obter até 40 dólares de retorno. Então, certamente é um tipo de investimento muito bom.
Como profissional de marketing digital, você deve aprender sobre os diferentes prós e contras da campanha de marketing por e-mail. Ao escolher o aplicativo certo para e-mail marketing, você pode fornecer mais leads para o negócio do seu cliente. Por meio do marketing por e-mail, você pode manter os clientes atualizados sobre as novas ofertas de sua empresa, o que, por sua vez, os motivará a visitar seu site.
Então, essas foram algumas das técnicas de geração de leads que você pode implementar como especialista em marketing digital. Existem muitas maneiras de aprender essas técnicas e se tornar um especialista nesses métodos. Antes de fazer qualquer curso, é melhor se certificar da reputação e do valor do curso de marketing digital. Além disso, você também precisa ter conhecimento prático dessas técnicas antes de utilizá-las no site do seu cliente. Portanto, dedique algum tempo a esses métodos e torne-se mais habilidoso no mesmo. Com certeza você terá uma grande carreira pela frente.