Como a Inteligência Artificial está revolucionando a indústria do comércio eletrônico

Com a ajuda da IA, ou seja, Inteligência Artificial, o setor de comércio eletrônico pode melhorar a experiência do cliente com personalização, visando clientes em potencial para aumentar as vendas e recomendar produtos com base em seu comportamento de compra e navegação.
De acordo com um artigo publicado pela Business Insider, 85% de todas as interações com clientes serão gerenciadas sem suporte humano até 2020. Considerando essa tendência crescente, muitas empresas de comércio eletrônico começaram a usar diferentes formas de tecnologia de inteligência artificial para entender seus clientes melhor, oferecendo-lhes a melhor experiência de usuário e gerando mais vendas e receitas.
Neste artigo, discutiremos como a inteligência artificial está revolucionando a indústria do comércio eletrônico:
1. Uma abordagem centrada no cliente
Muitas vezes acontece que os clientes, depois de navegar por um tempo no site de comércio eletrônico, abandonam a pesquisa e saem do site. Isso geralmente acontece quando os clientes não conseguem encontrar resultados de produtos relevantes o suficiente. Nesses cenários, a IA pode ajudar uma empresa com uma solução inteligente.
Ao restringir, conceituar e, finalmente, melhorar os resultados de pesquisa para compradores on-line, a IA pode ajudar o negócio de comércio eletrônico a combater o problema. Ao usar o aprendizado de máquina, um subcampo de IA, sites e aplicativos pode incluir elementos de pesquisa visual que veem o mundo como os clientes. Ele pode ajudar a empresa a projetar e desenvolver uma experiência centrada no cliente usando tecnologias avançadas de reconhecimento de imagem e vídeo.
Dessa forma, as empresas de comércio eletrônico podem garantir boas taxas de retenção de clientes.
2. Experiências de Chatbot
Você já experimentou os serviços de atendimento ao cliente de uma empresa? Como você se sente quando sua chamada está em espera e você tem que esperar incontáveis minutos antes de se conectar ao agente humano? Irritado, certo? Você pode tentar entrar em contato com a empresa por meio de e-mails ilimitados na esperança de uma reversão, o que geralmente leva no mínimo 48 horas. Essas pequenas imperfeições resultam em má experiência do usuário. Devido a isso, o bate-papo ao vivo com energia humana e os chatbots artificiais estão ganhando força para aprimorar o atendimento ao cliente.
chatbots são um programa de computador criado para conduzir conversas por meio de métodos auditivos ou textuais para automatizar a comunicação e criar experiências personalizadas para o cliente.
Com a ajuda de chatbots, as empresas podem oferecer aos clientes atendimento ao cliente literalmente 24 horas por dia, 7 dias por semana, juntamente com recomendações personalizadas.
3. Identifique o público-alvo
A IA também facilita a capacidade de geração de leads das empresas de comércio eletrônico. As soluções de IA para marketing, vendas e CRM podem ajudar os negócios no marketing preditivo. A IA ajuda os profissionais de marketing a atender às demandas do cliente, fornecendo serviços e soluções em tempo real sobre as consultas. Com a IA, uma empresa também obtém recursos de previsão calculando a probabilidade de compra do cliente.
4.Plataformas de Conversação
A AI fornece plataformas de conversação, como Amazon Echo ou Google Home, que permitem que os compradores realizem uma tarefa. Com a ajuda de tecnologias de Inteligência Artificial, como o Natural Language Understanding, os compradores podem falar com uma máquina robótica para receber respostas a perguntas sobre itens.
5. A experiência dos espelhos virtuais
É uma entidade projetada que reside em um software que se conecta com a conexão para se comunicar com um humano humanamente. Com a ajuda da Inteligência Artificial, os compradores podem “experimentar” roupas virtualmente para ter uma ideia de como elas ficariam em várias cores. Por exemplo, Lenskart oferece espelhos em tempo real para os compradores experimentarem diferentes especificações na tela, dando a eles uma ideia de como eles se parecerão com essas especificações reais.
Portanto, a Inteligência Artificial oferece um benefício para as empresas de comércio eletrônico para melhorar a experiência do usuário com espelhos virtuais.
6. Reconhecimento de gestos
A Inteligência Artificial melhora a experiência de compra ao traduzir gestos específicos em comandos para que o consumidor encontre exatamente o produto que procura.
7. Recomendações aprimoradas para compradores
Com a ajuda de soluções de Inteligência Artificial, as marcas coletam e digitalizam com eficiência grandes quantidades de resultados para prever o comportamento do cliente e fornecer recomendações relevantes e úteis a todos os compradores. Desta forma, a Inteligência Artificial desempenha um papel crucial ao proporcionar uma “experiência de compra personalizada” para os clientes.
8. Descrições de produtos de qualidade
Pode ser demorado e caro preparar descrições adequadas e amigáveis ao SEO para todos os itens. A Inteligência Artificial ajuda a combater essa atividade demorada, examinando os principais recursos para projetar descrições de produtos modificadas e criar descrições de produtos de qualidade sem inteligência humana.
CONCLUSÃO
A Inteligência Artificial e o Machine Learning estão proporcionando aos compradores experiências de usuário extraordinárias. Hoje, o comércio eletrônico está crescendo e, cada vez mais, os clientes estão se adaptando a essa tendência de compras online. Nesse cenário de ouro, a Inteligência Artificial desempenha um papel muito importante na percepção do comportamento de compra dos compradores para criar experiências personalizadas. Se você tem um negócio de comércio eletrônico, entre em contato com o melhor provedor de E-Commerce Web Design Company Delhi a um preço competitivo. Para competir com gigantes do comércio eletrônico como a Amazon, as empresas devem adotar IA e inculcar Inteligência Artificial em seus processos de negócios o mais rápido possível.