Aprendendo a arte do marketing digital com seus concorrentes

Uma estratégia de marketing de conteúdo abrangente, práticas de SEO orgânico de chapéu branco, esforços consistentes de criação de links e marketing de mídia social sólido, bem, isso com certeza contribui para uma estratégia de marketing digital matadora.
Mas ei, muito disso tudo, e você está apenas fazendo o que o resto do mundo está fazendo. Hoje, vamos tentar ver as coisas de maneira um pouco diferente.
Vamos lidar com algumas perguntas primeiro.
Você se lembra exatamente quando foi a última vez que fez uma análise competitiva? Não se importe que eu pergunte, mas você já fez isso? Se sua resposta for um grande e ingênuo não, então talvez você não tenha ideia de como sua estratégia de marketing digital está em comparação com seus concorrentes.
Deixe-me contar um segredo: espiar seus concorrentes pode ser uma maneira inesperadamente maravilhosa de ajudá-lo a encontrar suas próprias deficiências e, no processo, ajudá-lo a melhorar no jogo. Tenho certeza que você já ouviu esse ditado inúmeras vezes antes – mantenha seus amigos por perto e seus inimigos ainda mais perto. E no reino de marketing on-lineesta é uma citação pela qual você precisa viver.
Veja, todo negócio que existe neste planeta tem pelo menos um concorrente que almeja a maior fatia do bolo. Portanto, não faz sentido saber como seus concorrentes estão navegando mais suavemente do que você quando ambos estão lidando com os mesmos produtos ou serviços? Se você olhar de perto, é uma maneira bastante criativa de entender melhor seu público-alvo. Uma vez familiarizado com as táticas, você pode formular algumas estratégias realmente matadoras.
Então, aqui estão algumas das coisas que seus concorrentes de negócios podem lhe ensinar sobre marketing digital.
Público-alvo e tráfego: Tenho certeza de que você acha que tem uma boa ideia de quem são seus clientes e de onde eles vêm. Mas uma análise simples pode determinar se algum de seus concorrentes está atraindo mais tráfego do que você ou não. Se eles realmente são, seria uma boa ideia seguir as estratégias que eles estão adotando.
Conteúdo que importa: É um equívoco pensar que tudo o que é original vende. Dentro de uma indústria, há apenas um tipo limitado de conteúdo que é compartilhado. Pode ser qualquer coisa – postagens de blog ou questionários e pesquisas semanais ou perguntas e respostas. Talvez seus concorrentes saibam disso melhor do que você.
Você também fica sabendo o que não funciona: A melhor maneira de progredir é aprender com os erros dos outros, não acha? Seus concorrentes também podem dar errado. Portanto, é uma boa ideia monitorar constantemente suas campanhas de marketing e aprender o que chama a atenção e o que simplesmente não funciona com as massas.
A chave aqui é aprender com aqueles que são melhores neste jogo. E uma vez que você tenha descoberto os jogadores-chave, você melhora suas boas jogadas e evita suas falhas.
E sim, lembre-se sempre de que não há substituto para a originalidade.